Coordenador : Felipe Piedade Gonçalves Neves
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398125.2206.53434.11092023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Saúde
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Alunos de Graduação, Alunos de Pós-Graduação, Profissionais de Saúde, Docentes, Técnicos-administrativos.
Local de atuação: Instituto Biomédico - UFF
Objetivo
O presente evento, em sua nona edição, visa apresentar princípios básicos e avançados em Epidemiologia e Biologia Molecular, empregando esforços de grandes especialistas nessas áreas na busca de ferramentas que ajudem a elucidar as doenças infecciosas e parasitarias, bem como os seus mecanismos de transmissão na população. O público-alvo de destaque agrega epidemiologistas, pesquisadores, docentes, discentes e profissionais de laboratório com conhecimento em biologia molecular e doenças infectoparasitárias, que trabalhem em instituições nacionais e internacionais e possam, portanto, levar este conhecimento aos seus laboratórios, instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior.
Resumo
O evento International Course on Epidemiology for Microbiology (ICEM) - UFF - Lee Riley - 10th Edition, 2023, rebatizado em homenagem ao professor Lee Riley, um dos maiores incentivadores do curso, que faleceu em 2022, ocorrerá entre os dias 04 e 08 de dezembro. Além disso, trata-se de um evento organizado em conjunto por pesquisadores da UFF, da Universidade da Califórnia em Berkeley e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) de Atlanta, com convidados especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da FIOCRUZ-Bahia e com o apoio da American Society for Microbiology (ASM) e de dois programas de pós-graduação da UFF (PPG em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas e PPG em Ciências Médicas). Em sua edição presencial, o curso será coordenado pelos Professores Claudete A. Araújo Cardoso, Felipe P. G. Neves e Tatiana Guimarães de Noronha, da UFF, com participação externa da epidemiologista Mariel A. Marlow (CDC). Esse evento também consiste em uma importante oportunidade para a construção de redes de pesquisa na área em âmbito nacional e internacional.